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O tratado do ser humano de Tomás de Aquino

14:00 – 15:45

Auditório 5-O E


Ministrantes:
João Lázaro Ribeiro Caixeta (Graduando/IFILO-UFU) (CIEME- UFU).
Márcio Fernandes da Cruz (Doutorando/ PPGFIL -UFU/CAPES) (CIEME-UFU).
Maryane Stella Pinto (Doutoranda/ PPGFIL -UFU/ CAPES) (CIEME-UFU).

Apresentação:

O objetivo do presente minicurso é apresentar o texto da Suma de Teologia - prima pars, qs.75-89 (I, qs.75-89) de Santo Tomás de Aquino. Para melhor compreender este recorte, que é tradicionalmente conhecido como o tratado do ser humano é válido expor, ainda que muito sumariamente, a ordem e as questões da prima pars que dizem respeito à criação. Santo Tomás, na prima pars, qs.44-119 (I, qs. 44 -119) da Suma de Teologia começa a tratar do tema da criação, isto é, a partir dela ele começa a tratar de tudo o que, não sendo Deus, provém de Deus, este conjunto de questões é tradicionalmente conhecido como tratado da Criação, este amplo tratado, que abarca 76 questões é dividido em três partes. Quanto a primeira parte, concerne à produção das criaturas, isto é, diz respeito ao ato criador e vai da q.44 até a q.74 (I, qs. 44-74). Quanto a segunda parte, Santo Tomás vai tratar das próprias criaturas, em sua diversidade e distinção e vai da q.75 até a q. 102. Quanto a terceira parte, Santo Tomás vai tratar acerca do tema da conservação e governo do mundo, isto é, ele trata da continuação da criação, pela qual Deus mantém, desenvolve e conduz os seres para o seu fim e vai da q.103 até a q.119. É na segunda parte desse conjunto que se situa o denominado tratado do ser humano e ele será objeto do presente minicurso.

No prólogo da q.75, Santo Tomás diz: "Depois da consideração da criatura espiritual e corporal, é preciso considerar o homem, composto de substância espiritual e corporal. Primeiro, sua natureza; depois, sua produção." (no original: Post considerationem creaturae spiritualis et corporalis, considerandum est de homine, qui ex spirituali et corporali substantia componitur. Et primo, de natura ipsius hominis; secundo, de eius productione.)

Isto é, no que diz respeito à multidão das criaturas, Santo Tomás já considerou da q.50 até a q.64 acerca das criaturas espirituais, isto é, aquelas criaturas que não possuem corpo, enquanto que, da q.65 até a q.74 ele fez considerações acerca das criaturas corpóreas, isto é, aquelas criaturas que não possuem espírito. Agora, a partir da q.75 até a q.102, Santo Tomás vai considerar a criatura híbrida, isto é, que é o composto de substância espiritual e corporal, a saber, o ser humano. Acerca da consideração do ser humano, que é a criatura composta de corpo e espírito, Santo Tomás afirma que em primeiro lugar vai considerá-lo do ponto de vista de sua natureza e que em segundo lugar vai considerá-lo do ponto de vista de sua produção. Contudo, neste minicurso, nos deteremos apenas no que diz respeito à exposição da natureza do ser humano, isto é, no interior do tratado do ser humano que vai da q.75 até a q. 102, vamos nos ater apenas ao conjunto que vai da q.75 até a q. 89.

No que diz respeito ao conjunto das qs.75 a 89 da prima pars, isto é, o conjunto que trata da natureza do ente humano, Santo Tomás vai dividi-lo em três partes. A Suma de Teologia é, segundo Nascimento (2010. p.9), um resumo enciclopédico e uma síntese ordenada de teologia, esta afirmação esclarece bem a afirmação de Santo Tomás já no prólogo da q.75 quando diz que compete ao teólogo considerar a natureza humana no que diz respeito a sua alma. Ou seja, no tratado do ser humano, quanto tratando da natureza do ente humano, Santo Tomás não vai trabalhar com o corpo, a não ser de acordo com a referência que o corpo tem com a alma, como bem explicita Nascimento (2010, p.10). Quanto a exposição do tema da natureza do ente humano, Santo Tomás o divide em três partes, as quais pretendemos tratar nos três dias do minicurso, isto é, uma parte para cada dia, como ficará explicito na apresentação do cronograma. De modo geral, assim Santo Tomás divide os temas no interior do conjunto das qs.75-89. Em primeiro lugar, vai tratar de sua essência, isto é, ele se pergunta, por exemplo, o que é o ser humano? O que é a alma? Este primeiro ponto abarca o debate das qs.75 -76 da prima pars da Suma. Em segundo lugar, vai tratar das potências da alma, ou seja, das capacidades da alma, isto é, ele se pergunta, por exemplo, a essência da alma é a sua potência? Há uma ou mais potências da alma? Este segundo ponto abarca o debate das qs.77-83 da prima pars da Suma. E em terceiro lugar, vai tratar das operações da alma, ou seja, Santo Tomás busca compreender os atos da parte intelectiva da alma, isto é, ele se pergunta, por exemplo, como a alma sendo incorpórea pode conhecer o que é corpo? Como a alma intelige a si mesma? É possível a alma conhecer o que é imaterial? 


Conteúdo programático:

Primeiro dia - Acerca da essência da alma: Exposição das qs.75-76 da prima pars da Suma de Teologia.

No primeiro dia pretendemos fazer uma introdução ao debate do conjunto das qs.75-89 da prima pars da Suma, dando ênfase principalmente na afirmação de Santo Tomás que o ente humano é um ente composto de corpo e alma, ou seja, o ente humano tem uma parte corpórea e uma parte espiritual. De fato, esta definição é o fio condutor de todo o debate do conjunto das qs.75-89 da prima pars da Suma. Após a introdução faremos a exposição das qs.75-76 que é a primeira parte do conjunto das qs.75-89, o tema será acerca da essência do ente humano, que como ficará claro é a sua alma. As principais perguntas que serão levantadas são; (1) o que é o homem? (2) o que a alma? (3) é possível afirmar que discutir a natureza humana é discutir a natureza da alma? (4) Se sim, de que forma devemos compreender esta afirmação?

Segundo dia - Acerca das potências da alma: Exposição das qs.77-83 da prima pars da Suma de Teologia.

No segundo dia, tendo sido exposto como Santo Tomás de Aquino descreve a essência do ente humano e como que a alma é a parte mais importante desta descrição, pretendemos, deste modo, mostrar quais são as capacidades da alma do ente humano, isto é, o que são e quais são as potências da alma do ente humano. Santo Tomás expõe o tema das potências da alma humana nas qs.77-83 da prima pars da Suma, logo, no segundo dia de trabalho teremos como foco a investigação deste conjunto. As principais perguntas que serão levantadas; (1) A essência da alma é sua potência? (2) deve-se distinguir gêneros de potências? (3) O intelecto é uma potência da alma? (4) o apetite é uma potência da alma? (5) Na investigação sobre a alma, deve-se considerar à vontade? (6) E sobre o livre-arbítrio?

Terceiro dia - Acerca das operações da alma: Exposição das qs.84-89 da prima pars da Suma de Teologia

No terceiro dia, tendo sido exposto como Santo Tomás de Aquino descreve a essência do ente humano e como que a alma é a parte mais importante desta descrição e ter mostrado quais são as capacidades da alma do ente humano, isto é, o que são e quais são as potências da alma do ente humano, agora resta tratar das operações da alma do ente humano. Santo Tomás passa a investigar o modo como a alma do ente humano conhece, nas qs.84-89 da prima pars da Suma, logo, no terceiro dia de trabalho teremos como foco a investigação deste conjunto. As principais perguntas que serão levantadas; (1) Como a alma, sendo incorpórea e superior, conhece aquilo que é corpóreo e inferior a ela? (2) Como a alma conhece a si mesma? (3) A alma conhece as substâncias imateriais que lhe são superiores? (4) o apetite é uma potência da alma? (5) A alma conhece estando separada do corpo.


Bibliografia:

Fonte primária:

Tomás de Aquino. Summa theologiae. Ed. Leon., t.IV. Roma, 1888.

______Suma de Teologia: primeira parte. questões 84-89. 2. ed. Uberlândia: Edufu, 2010. (Coleção Estudos Acadêmicos). Tradução e Introdução de Carlos Arthur do Nascimento.

_____ Suma Teológica. São Paulo: Edições Loyola, 2021.


Fontes secundárias:

FERREIRA, Anselmo Tadeu. A noção de alma na Suma de Teologia de Tomás de Aquino. Uberlândia: Edufu, 2023.

GILSON, Étienne. O tomismo: introdução à filosofia de Santo Tomás de Aquino. São Paulo: Martins Fontes, 2024. Traduação de Juvenal Savian Filho. 

NASCIMENTO, Carlos Arthur Ribeiro do. Santo Tomás de Aquino e o conhecimento negativo de Deus. Interações: Cultura e Comunidade, Uberlândia, v. 3, p. 61-77, 2008. Porto Alegre, n.3, p. 395-410, out./dez. 2013.

PASNAU, Robert. Thomas Aquinas on Human Nature: a philosophical study of summa theologiae ia 75-89. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

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