Pular para o conteúdo principal

Inscrições e Resumos

 Inscrições para os Encontros


Inscrições de Ouvinte:

inscrições no link abaixo:

Inscreva-se aqui


Inscrições do Ensino Médio:

Haverá um edital específico para o Ensino


Submissão de comunicação:

1- DA SUBMISSÃO

1.1 – Os candidatos à apresentação de trabalho devem preencher o formulário Google no link no item 7 deste edital a partir de 15 de FEVEREIRO de 2024.

1.2 – Cada comunicador poderá submeter apenas um resumo.

1.3 – Cada comunicação deverá ter apenas um autor.

1.4 – Serão aceitos somente trabalhos vinculados à área de Filosofia, de graduandos, graduados, pós-graduandos ou pós-graduados, devendo as contribuições ter vínculo com autores, temas ou debates filosóficos.

1.5 – Data limite para envio do resumo:  até às 23:59 do dia 03 de abril 14 de ABRIL de 2024.

1.6 – A submissão de resumos deve ser feita somente através do preenchimento do Formulário Google no link no item 7 deste edital

1.7 - Ao preencher o formulário de inscrição, os inscritos não residentes em Uberlândia poderão optar por apresentar remotamente. O número de apresentações remotas será limitado a 36 (trinta e seis) comunicações, decididas por ordem de inscrição.

1.8 – O inscrito que tiver nome social pelo qual prefere atender, estiver vinculado a um programa de pesquisa e tiver que dar informações sobre o programa como nota de rodapé no Caderno de Resumos, o horário em que prefere se apresentar, ou qualquer outra observação que o inscrito queira fazer, deverá informar a Comissão Organizadora no campo "Observações" do Formulário Google.


2- DOS RESUMOS

2.1 – Não devem ser enviadas as palavras-chave.

2.2 – O resumo do trabalho deve ter entre 200 e 300 palavras.

2.3 – O resumo deverá conter: o objetivo principal, os principais passos da problematização e/ou os principais argumentos que sustentem a hipótese explicitada no corpo do texto.

2.4 – Os resumos não devem conter nenhum tipo de identificação do autor, ou do orientador, nem explicitar o fato de que os temas tratados integram algum projeto de pesquisa. Não colocar agradecimentos às agências de pesquisa no resumo, isso deverá ser feito no campo "Observações" do Formulário Google.

2.5 – Os resumos devem conter uma referência explícita de que estão vinculados à área da filosofia.

2.6 – Os resumos com menos de 200 palavras não serão aceitos.

2.7 – Os resumos com mais de 300 palavras serão cortados na altura da 300ª palavra para serem enviados aos pareceristas e, em caso de aceite, para a publicação no caderno de resumos.


3- DO TRÂMITE

3.1 – A avaliação dos resumos é cega e não haverá a abertura do parecer.

3.2 – Serão avaliados os critérios de Coerência e Coesão.

3.3 – Os pareceristas não vão avaliar estilística ou esteticamente os resumos, somente seu conteúdo textual.

3.4 – Do(a) comunicador(a) que, por qualquer motivo, submeter mais de um resumo, consideraremos o último resumo recebido como sendo o válido e este será o enviado ao(à) parecerista, pois, como citado no item 1.3 deste edital, aceitaremos apenas um trabalho por comunicador(a), considerando que o último resumo a ser enviado foi o mais ponderado, estando mais de acordo com a vontade do(a) comunicador(a). 

3.5 – Os resumos serão encaminhados a um parecerista que não tenha vínculos com a instituição de origem do inscrito. 

3.6 – As palavras que estiverem em outros idiomas serão postas em itálico para enviarmos aos pareceristas e para o caderno de resumos.

3.7 – O trâmite de um resumo no XVIII ENPFil da UFU e no IX EPGFil da UFU se dá da seguinte forma: o formulário Google que o inscrito preencheu gera uma planilha; desta planilha copiamos o título da comunicação e o resumo, e colamos em um documento  do Microsoft Word (.doc), fazendo um documento para cada parecerista. Acima do título colocamos um código que designará o resumo, de tal modo que o anonimato da avaliação seja garantido. Salvamos o documento no formato PDF e enviamos aos pareceristas, assim cada parecerista receberá apenas código, título e resumo. 

3.8 – Se o parecer for positivo o nome do inscrito(a) é divulgado na Lista de Aprovados como comunicador(a). 

3.9 – Independentemente de o inscrito(a) solicitar recurso, faremos o trâmite de recurso para todos os resumos recusados.

3.10 – Os pareceristas convidados pela Comissão Organizadora têm formação em Filosofia e estão aptos, em geral, a julgar resumos de todas as áreas da Filosofia. 

3.10.1 – Dada a abrangência temática do evento, não há como a Comissão Organizadora designar pareceristas específicos para cada resumo em particular.

3.10.2 – Caso algum parecerista não se sinta apto a julgar o conteúdo de um resumo, a Comissão Organizadora nomeará um parecerista ad hoc para avaliá-lo.

4- DO RECURSO

4.1 – O prazo de recurso em caso de reprovação do resumo será de até 3 dias após a divulgação da Lista de Aprovados, e este deverá ser solicitado por e-mail enviado para enpfilosofiaufu@gmail.com. Não aceitaremos recursos fora da data.

4.2 – O recurso consistirá somente de novo trâmite do mesmo resumo. 

4.3 – Quando recebermos uma resposta negativa, enviaremos o resumo para novos pareceristas na estrutura citada no item 3.7 deste edital, mesmo que o inscrito(a) não peça. 

4.4 – A solicitação do recurso no XVIII ENPFil da UFU e no IX EPGFil da UFU não se trata da oportunidade de um comunicador tentar, através de um novo texto, defender seu resumo, seja explicando-o melhor, seja justificando qualquer erro que tenha cometido. Trata-se apenas de uma ação protocolar para que o processo contemple possibilidades formais e efetivas de autocorreção.

4.5 - Somente o próprio comunicador poderá solicitar o recurso ou entrar em contato com a comissão organizadora, não podendo ser representado pelo orientador ou por outra pessoa no decurso desse procedimento.

5- DOS RESULTADOS

5.1 – A Lista de Aprovados será divulgada até dia 15 de MAIO de 2024.

5.2 – A Lista de Aprovados em caráter de recurso será divulgada até dia 24 de MAIO de 2024.

5.3 – Após a divulgação da Lista de Aprovados em caráter de recurso não haverá novo trâmite, cessando toda a possibilidade de recurso.

5.4 - Caso a Lista de Aprovados seja divulgada antecipadamente, a data de solicitação de recurso será contada a partir de 11 de MAIO de 2024.

6- DAS APRESENTAÇÕES

6.1 – Todas as contribuições aprovadas serão apresentadas no XVIII Encontro de Pesquisa em Filosofia da UFU, no IX Encontro de Pesquisa de Pós-Graduação em Filosofia da UFU e no VII Encontro de Pesquisa em Filosofia do Ensino Médio, a serem realizados de 24 a 28 de JUNHO de 2024.

6.2 - As apresentações serão realizadas presencialmente nos auditórios do bloco 5-O do Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia e remotamente utilizando uma plataforma designada para isso, com o link da sala sendo divulgado pelo menos 24 horas antes da realização da mesa. A programação será divulgada de modo unificado até 10 de junho de 2024.

6.3 – Cada comunicação deverá ser apresentada por seu próprio autor, não sendo facultada a leitura do trabalho por outra pessoa.

6.4 – As comunicações terão a duração máxima de 30 minutos, sendo destinados 20 minutos para a apresentação do trabalho e ficando reservados 10 minutos para debates.

6.5 – Em caso de apresentação remota, se @ comunicador(a) não conseguir projetar sua tela na chamada, a Comissão Organizadora poderá destacar um membro para fazer as projeções.

6.6 – Devido à limitação de 100 conexões por sala na plataforma Google Meet, as mesas remotas terão o seu público limitado a 95 ouvintes a serem aceitos na sala por ordem de solicitação, sendo as 5 outras conexões reservadas para as seguintes pessoas: 3 para os comunicadores, 1 para o mediador e 1 para um membro da Comissão Organizadora que cuidará da parte técnica  

6.7 - As comunicações não acontecerão necessariamente na ordem que estará divulgada na programação. O mediador das mesas irá perguntar aos comunicadores se algum deles quer falar antes, por isso é obrigatório que os comunicadores estejam no anfiteatro ou na sala virtual no início da sessão. Se nenhum dos comunicadores entrar no anfiteatro ou na sala virtual nos 15 minutos iniciais, a mesa será encerrada. 

7- O link para a submissão de resumos

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI


QUAISQUER DÚVIDAS SOBRE O XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM FILOSOFIA DA UFU, SOBRE O IX ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA DA UFU E SOBRE O VII ENCONTRO DE PESQUISA EM FILOSOFIA DO ENSINO MÉDIO DEVEM SER ENCAMINHADAS AO E-MAIL: enpfilosofiaufu@gmail.com


Postagens mais visitadas deste blog

Inscrições abertas

Abrimos as inscrições de ouvintes e as submissão de resumos, submissão de propostas de minicurso e submissão de trabalhos do Ensino Médio para os XVII ENPFil, VIII EPGFil e VI EPFEM. A submissão de resumos vai até 14 de abril de 2024. A submissão de propostas de minicurso vai até 15 de abril de 2024. A submissão de trabalhos do Ensino Médio vai até 24 de abril de 2024 As apresentações serão de 24 a 28 de junho de 2024 Editais e link para submissão nas abas acima.  Inscreva-se!!!  

Conferência e Mesa Redonda

Esse ano o XVII Encontro de Pesquisa em Filosofia da UFU, VIII Encontro de Pós-Graduação em Filosofia da UFU e VI Encontro de Pesquisa em Filosofia no Ensino Médio. tem  o Profº. Wallace de Moraes (UFRJ) , apresentando como fala de abertura a conferência: Esquerda e direita sob uma perspectiva decolonial libertária e quilombola no dia 12 de junho de 2023 às 19 horas e a Mesa redonda:  Mulheres Discutem o Fascismo com as Professoras A na Maria Said  e Maria Socorro Militão às 19 horas do dia 16 de junho . A Conferência de abertura e a Mesa redonda acontecerão no auditório do Bloco 5S do Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia.

Caderno de Resumos XV ENPFil, VI EPGFil e IV EPFEM

Saiu o  Caderno de Resumos do XV Encontro de Pesquisa em Filosofia, VI Encontro de Pós-Graduação em Filosofia da UFU e IV Encontro de Pesquisa em Filosofia no Ensino Médio. Você pode baixa-lo no link abaixo. Baixe o PDF aqui