Qual o lugar da mulher na Filosofia? Uma análise da presença feminina na filosofia acadêmica brasileira.
16:00 – 17:45
Alessandra Carvalho Abrahão Sallum (Doutoranda/ PPGFIL-UFU).
Trícia Beatriz Roza de Oliveira (Doutoranda/PPGFIL-UFU).
Vitória Elís Martins Fonseca (Mestranda/PPGFIL-UFU/CAPES).
Apresentação:
Este minicurso busca, de forma macro e micro, explicitar o papel e a importância das mulheres na Filosofia, local, historicamente, dominado por homens. Para isso, usará como recorte territorial, o Brasil, a realidade das filósofas brasileiras e suas agruras acadêmicas, em especial na luta pela inclusão e consequente equidade. O estudo é de extrema, se não, imprescindível necessidade do questionar, do desafiar o status quo e assim reconhecer valorizando as contribuições das mulheres à filosofia. Intentamos, para isso, identificar e discutir as barreiras visíveis e invisíveis que as mulheres enfrentam no campo filosófico, porfiando sobre as mudanças necessárias para promover uma maior inclusão de gênero na filosofia. Para o alcance almejado, refletimos, multidisciplinarmente, a história, o estudo de gênero e a crítica filosófica. Providenciar-se-ão, para o almejado, análises qualitativas e quantitativas, pautadas na revisão bibliográfica, que nortearão os estudos e corroborarão a desigualdade de gênero na filosofia acadêmica. A partir dos estudos, explicitaremos o que vem a ser cânone filosófico, após percorrermos estudos sobre os desafios e exclusões sofridas pelas mulheres na história da filosofia e nos espaços acadêmicos, e emergirmos em busca das contribuições femininas ao pensamento filosófico, em que elas desafiam a tradição e constroem novos paradigmas. Também almejamos agregar estudos de casos, para discutir a necessidade de reconstrução do cânone para incluir e diversificar e, encontrar maneiras para transformar esse cenário, promovendo uma maior equidade.
Conteúdo programático:
Dia 25/06: Mulheres e o cânone da Filosofia
• O que é o Cânone Filosófico?
• Mulheres na História da Filosofia
• Desafios e Exclusões das Mulheres no Cânone Filosófico
Descrição: Neste encontro vamos questionar o que constitui o cânone filosófico, o qual é visto como um conjunto de obras e autores considerados fundamentais no campo da filosofia, moldando o que é ensinado, estudado e valorizado. Também exploraremos como as mulheres foram historicamente marginalizadas ou omitidas desse cânone, e como podemos desafiar e expandir nossa compreensão da filosofia para incluir as vozes e perspectivas femininas.
Dia 26/06: Contribuições femininas ao pensamento filosófico: desafiando a tradição e construindo novos paradigmas
• Estudos de Caso
• Reconstruindo o Cânone: Inclusão e Diversidade
• Influência da Inclusão Feminina na Educação e Pesquisa Filosófica
• Avançando para um Cânone Mais Inclusivo
Descrição: Para o segundo encontro, intentamos destacar as contribuições significativas de mulheres ao pensamento filosófico, muitas das quais desafiaram e expandiram os limites do cânone tradicional. A partir dos estudos de casos de filósofas como, Hipátia de Alexandria, Mary Wollstonecraft, Simone de Beauvoir, dentre outras, buscamos explorar a riqueza e a complexidade das contribuições das mulheres para o pensamento filosófico. Ademais, em conjunto com os participantes, almejamos discutir alternativas para incluir com efetividade as presença das mulheres na Filosofia.
Dia 27/06: Identidade, experiência e prática na Filosofia: observando as dimensões emocionais do pensamento filosófico
• Identidade e Filosofia
• Vozes Femininas na Filosofia: Relatos de Experiências
• Interseção de Emoção e Razão na Jornada Filosófica
• Promovendo Inclusão: Práticas Educacionais na Filosofia
Descrição: Neste encontro, nosso foco se volta para a intersecção entre identidade, experiência e prática na filosofia, com o intuito de entender como nossas identidades pessoais e coletivas influenciam nossa relação com a filosofia e como, inversamente, a filosofia pode moldar nossa compreensão de nós mesmos e do mundo ao nosso redor. Ademais, exploraremos relatos de mulheres que navegaram pelo campo da filosofia, a fim de encontrarmos temas comuns, como a luta contra preconceitos de gênero, a busca por reconhecimento em um campo dominado por homens, e a paixão pela filosofia que impulsiona essas mulheres a continuar suas pesquisas e ensinamentos, apesar dos obstáculos.
Bibliografia:
ARAÚJO, Carolina. Mulheres na Pós-Graduação em Filosofia no Brasil – 2015. Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof), São Paulo, 2016. Disponível em: < https://www.anpof.org/wlib/ckfinder/userfiles/files/Files%202/Files%203/ARAUJOCarolina_Artigo_2016.pdf >. Acesso em: 11 abr. 2024.
ARAUJO, Carolina; MOREIRA, Fernando de Sá; SILVA, Mitieli Seixas da; MOTA, Hugo; FANTON, Marcos. Especial Anpof 8M: 30 anos de desigualdade de gênero na filosofia acadêmica brasileira. Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof), 2024. Disponível em: < https://anpof.org.br/comunicacoes/coluna-anpof/especial-anpof-8m-30-anos-de-desigualdade-de-enero-na-filosofia-academica-brasileira >. Acesso em: 11 abr. 2024.
BERNARDI, Mariana Rocha. A Filosofia e o espaço das mulheres. Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof), 2022. Disponível em: < https://anpof.org.br/comunicacoes/coluna-anpof/a-filosofia-e-o-espaco-das-mulheres. > Acesso em: 11 abr. 2024.
BRASIL Jr., Antonio; CARVALHO, Lucas. A explosão dos estudos de gênero na filosofia: uma análise de tendências a partir da ANPOF. Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof), s.d. Apresentação Disponível em: < https://www.anpof.org.br/wlib/arqs/aanpof/34.pdf. >. Acesso em: 11 abr. 2024.
FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Elefante, 2017.
WOLLSTONECRAFT, Mary. Reivindicação dos direitos da mulher: edição comentada do clássico feminista. Trad. Ivania Pocinho Motta. São Paulo: Boitempo, 2016a.
Comentários