Silêncios da guerra: narrativa japonesa e memória em O túmulo dos vagalumes




A partir da apresentação do filme O Túmulo dos Vagalumes (1988), de Isao Takahata, levando em consideração que o filme é um dos retratos mais impactantes da destruição causada pela Segunda Guerra Mundial no Japão; essa narrativa se passa uma cidade que também foi alvo de bombardeios incendiários e fragmentais, mas que é sempre associada a Hirsoshima e Nagasaki, a cidade de Kobe. Esse filme é uma adaptação do conto semiautobiográfico 火垂るの墓 (Hotaru no Haka), do autor japonês Akiyuki Nosaka de 1967. Baseado em suas vivências durante e depois do bombardeamento em Kobe, em 1945. Este Minicurso tem por objetivo trazer os possíveis porquês do silenciamento dos demais ataques militares no Japão, durante a Segunda Guerra Mundial. Além disso, se pretende explicar qual é o estilo narrativo do filme, mostrando o que define um 起承転結 (Kishōtengetsu) como ele funciona e se estrutura, enquanto um estilo narrativo e argumentativo, através de uma análise filosófica da história do Japão atrelada ao modo que o filme trabalha a ausência, a efemeridade e a destruição. . 
Este minicurso se propõe a complementar a conferência de abertura do XIX ENPFIL, aprofundando a discussão sobre os silêncios na memória da guerra a partir da filosofia e do cinema japonês. Enquanto Hiroshima e Nagasaki frequentemente aparecem como símbolos da destruição nuclear, outras vítimas da guerra – como os civis mortos nos bombardeios incendiários – foram historicamente relegadas ao esquecimento. A partir de O Túmulo dos Vagalumes e do pensamento de Preciado e Anders, este curso busca uma reflexão sobre como o silêncio pode ser tanto uma forma de apagamento quanto uma forma de resistência na memória histórica, além disso, o minicurso pretende ensinar a comunidade um estilo alternativo para forma de produção literária e de se perceber o mundo.
O minicurso será realizado em três encontros, combinando exibição do filme, explanações teóricas e discussões. Os recursos didáticos serão projetor ou televisão com boa saída de áudio e qualidade visual, para serem exibidos tanto o filme como os slides planejados. 

Conteúdo programático
• Apresentar o filme O Túmulo dos Vagalumes e contextualizá-lo historicamente. 
• Introduzir o que é e como funciona 起承転結 e relacioná-lo ao conceito de 間 
(ma)  
• Demonstrar como se dá 起承転結 no filme; e, como esse estilo literário também 
pode ser usado como forma argumentativa. 
• Relacionar o pensamento de Gunter Anders e Paul B. Preciado para explicar o 
silenciamento político e filosófico 

CRONOGRAMA 

Dia 1 
Exibição do Filme e Primeiras Reflexões Breve introdução histórica: 
• O Japão em 1945: Hiroshima, Nagasaki e os bombardeios incendiários sobre cidades como Kobe e Tóquio. 
 • Quem são as vítimas lembradas e quem são as vítimas esquecidas? 
 Exibição de O Túmulo dos Vagalumes
 Reflexão inicial: 
• Como o filme representa a guerra? 
• Qual o papel do silêncio e da ausência na narrativa? 

Dia 2
Análise literária da obra 
Apresentar o que é 起承転結 (Kishōtengetsu): 
• Forma poética 
• Forma narrativa 
• Forma argumentativa 
Apresentar o conceito de 間 (ma)  
• Destacar como este estilo aparece no filme 
Demonstrar como construir um texto argumentativo utilizando 起承転結

Dia 3
Escutando o silêncio 
Kobe está por toda parte:  
• Relacionar Gunther Anders e Paul B. Preciado 
• Apresentar o conceito de ma (間): O espaço vazio como elemento 
narrativo e filosófico. 
• Como a dualidade vida/morte se dissolve na estética do filme? 
Discussão de cenas-chave: 
• O silêncio da sociedade em relação a Seita e Setsuko. 
• Os vagalumes como símbolo da efemeridade. 
• O tempo e a memória como dimensões coexistentes.



REFERÊNCIAS 

ANDERS. Gunther. Hiroshima está em toda parte. 1ª edição São Paulo, Editora Elefante, 2025 

PRECIADO. Paul. B. Dysphoria Mundi: O som do mundo desmoronando. 1ª edição. Rio de Janeiro :Editora Zahar, 2022 

What Makes Ghibli Storytelling So Different?. Dispónivel em: < https://animationobsessive.substack.com/p/what-makes-ghibli-storytelling-so