A partir da apresentação do filme O Túmulo dos Vagalumes (1988), de Isao
Takahata, levando em consideração que o filme é um dos retratos mais impactantes da
destruição causada pela Segunda Guerra Mundial no Japão; essa narrativa se passa uma
cidade que também foi alvo de bombardeios incendiários e fragmentais, mas que é sempre
associada a Hirsoshima e Nagasaki, a cidade de Kobe. Esse filme é uma adaptação do
conto semiautobiográfico 火垂るの墓 (Hotaru no Haka), do autor japonês Akiyuki
Nosaka de 1967. Baseado em suas vivências durante e depois do bombardeamento em
Kobe, em 1945. Este Minicurso tem por objetivo trazer os possíveis porquês do
silenciamento dos demais ataques militares no Japão, durante a Segunda Guerra Mundial.
Além disso, se pretende explicar qual é o estilo narrativo do filme, mostrando o que define
um 起承転結 (Kishōtengetsu) como ele funciona e se estrutura, enquanto um estilo
narrativo e argumentativo, através de uma análise filosófica da história do Japão atrelada
ao modo que o filme trabalha a ausência, a efemeridade e a destruição.
.
Este minicurso se propõe a complementar a conferência de abertura do XIX
ENPFIL, aprofundando a discussão sobre os silêncios na memória da guerra a partir da
filosofia e do cinema japonês. Enquanto Hiroshima e Nagasaki frequentemente aparecem
como símbolos da destruição nuclear, outras vítimas da guerra – como os civis mortos
nos bombardeios incendiários – foram historicamente relegadas ao esquecimento. A partir
de O Túmulo dos Vagalumes e do pensamento de Preciado e Anders, este curso busca uma
reflexão sobre como o silêncio pode ser tanto uma forma de apagamento quanto uma
forma de resistência na memória histórica, além disso, o minicurso pretende ensinar a
comunidade um estilo alternativo para forma de produção literária e de se perceber o
mundo.
O minicurso será realizado em três encontros, combinando exibição do filme,
explanações teóricas e discussões. Os recursos didáticos serão projetor ou televisão com
boa saída de áudio e qualidade visual, para serem exibidos tanto o filme como os slides
planejados.
Conteúdo programático
• Apresentar o filme O Túmulo dos Vagalumes e contextualizá-lo historicamente.
• Introduzir o que é e como funciona 起承転結 e relacioná-lo ao conceito de 間
(ma)
• Demonstrar como se dá 起承転結 no filme; e, como esse estilo literário também
pode ser usado como forma argumentativa.
• Relacionar o pensamento de Gunter Anders e Paul B. Preciado para explicar o
silenciamento político e filosófico
CRONOGRAMA
Dia 1
Exibição do Filme e Primeiras Reflexões
Breve introdução histórica:
• O Japão em 1945: Hiroshima, Nagasaki e os bombardeios incendiários
sobre cidades como Kobe e Tóquio.
• Quem são as vítimas lembradas e quem são as vítimas esquecidas?
Exibição de O Túmulo dos Vagalumes.
Reflexão inicial:
• Como o filme representa a guerra?
• Qual o papel do silêncio e da ausência na narrativa?
Dia 2
Análise literária da obra
Apresentar o que é 起承転結 (Kishōtengetsu):
• Forma poética
• Forma narrativa
• Forma argumentativa
Apresentar o conceito de 間 (ma)
• Destacar como este estilo aparece no filme
Demonstrar como construir um texto argumentativo utilizando 起承転結
Dia 3
Escutando o silêncio
Kobe está por toda parte:
• Relacionar Gunther Anders e Paul B. Preciado
• Apresentar o conceito de ma (間): O espaço vazio como elemento
narrativo e filosófico.
• Como a dualidade vida/morte se dissolve na estética do filme?
Discussão de cenas-chave:
• O silêncio da sociedade em relação a Seita e Setsuko.
• Os vagalumes como símbolo da efemeridade.
• O tempo e a memória como dimensões coexistentes.
REFERÊNCIAS
ANDERS. Gunther. Hiroshima está em toda parte. 1ª edição São Paulo, Editora Elefante,
2025
PRECIADO. Paul. B. Dysphoria Mundi: O som do mundo desmoronando. 1ª edição. Rio
de Janeiro :Editora Zahar, 2022
What Makes Ghibli Storytelling So Different?. Dispónivel em: < https://animationobsessive.substack.com/p/what-makes-ghibli-storytelling-so >